23 dezembro 2012

Festa saudável


Saiba como deixar sua festa de fim de ano mais saudável

publicado em 19 de de dezembro 2012 por Debora Moscardini
    O final do ano é uma época de festas e comemorações que costumam reunir a família e os amigos e normalmente envolvem muita comida. Mas isso não significa que é necessário abandonar a dieta exagerando no consumo de alimentos e deixando de lado os alimentos saudáveis. Confira 5 dicas para preservar o sabor das refeições comemorativas mantendo uma alimentação saudável.

1 – Ofereça petiscos aos convidados: Ao contrário do que se pensa, petiscos podem ser saudáveis e nutritivos. Oferece-los antes da ceia pode ajudar a não exagerar no consumo de alimentos durante a refeição. Combinar frutas secas e castanhas, como pistache e sementes, é uma boa pedida. Servir com pão integral cortado em pequenos pedaços com patês exóticos também é muito saboroso, com certeza seus convidados vão gostar.
 2 – Não exagere nas bebidas alcoólicas: além do álcool em excesso prejudicar a saúde de maneira geral, esse tipo de bebida é bastante calórica e pode prejudicar o organismo se consumida exageradamente. Substituí-las por sucos e batidas naturais é muito mais nutritivo e ajuda a manter o corpo hidratado e saudável.
 3 – Comece pela salada: Uma salada com ingredientes variados é uma ótima dica para qualquer refeição. No final do ano, é ainda mais importante, pois grande quantidade de alimentos é consumida e a salada além de ajudar a manter o bom funcionamento do intestino, quando consumida antes da refeição aumenta a sensação de saciedade, o que ajuda a comer menos durante a ceia.
 4– Sim, você deve escolher: Não é necessário comer tudo que tem na mesa. Escolha as delícias de sua preferência, monte seu prato sem exagerar na quantidade e sem deixar de lado as preparações saudáveis. Sempre sobra e na refeição seguinte você pode experimentar o que ainda não comeu.
 5 - Na hora da sobremesa: Existem muitas receitas que são típicas dessa época do ano, inclusive doces. Uma dica é sirva em potes pequenos, onde a sensação de estar comendo bastante é maior e de preferência às frutas e aos doces feitos com elas, além de serem bastante saborosos e geralmente mais refrescantes, ajudam a controlar o consumo de calorias.
publicado em 19 de de dezembro 2012 por Debora Moscardini 
*Fonte Nutrella
Fonte: http://dietaja.uol.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário