05 abril 2012

Páscoa sem exageros


Aproveite a Páscoa sem exageros

 

Porções adequadas de chocolate podem fazer parte da alimentação sem prejudicar sua dieta.

Divida seu ovo em pequenos pedaços, embrulhe individualmente e consuma apenas um por dia.
Para os chocólatras assumidos, a Páscoa pode ser uma excelente oportunidade para deixar a reeducação alimentar de lado e extrapolar no consumo de chocolates.


Pensando nisso e para evitar prováveis arrependimentos, preparei 10 dicas que irão te ajudar aproveitar esse momento sem culpa. Confira:


1. Não é porque a Páscoa acontece apenas uma vez por ano que podemos aproveitar e comer 1 kg de chocolate em um único dia. Vocês já parou para contar quantas datas comemorativas regadas a muitas comidas nós temos por ano? Se abrirmos exceção para cada uma dessas datas, no final do ano teremos estourado e muito nossa pontuação.

2. Avise aos seus familiares e amigos que você está limitando a ingestão de doces, e por isso, prefere não ganhar ovos de páscoa ou se eles fazem questão em lhe dar, que seja um bem pequeno e dos mais simples.

3. Já que comer chocolates será inevitável prefira os sem recheios, já que quanto mais complementos, mais calórico ficará. Evite os trufados, com nozes, avelãs...

4. Quanto maior a concentração de cacau, melhor o chocolate, já que a quantidade de antioxidantes será maior. Os antioxidantes agem neutralizando os radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce, além de auxiliar no controle dos níveis de colesterol sanguíneo. Mas lembre-se, para obter esses benefícios não é necessário exagero, um pedaço de 15 gramas já garante muitos benefícios!

5. Que tal aderir a Páscoa solidária? Escolha a instituição de caridade de sua preferência e faça doações dos ovos recebidos. Essa atitude irá colaborar para não aumentar seu peso além de proporcionar alegrias às crianças que receberão essa doação.

6. Para não exceder o consumo diário de doces,  quebre seu ovo em pequenos pedaços de 15 a 30 gramas, embrulhe individualmente e consuma apenas um por dia, adequando com sua pontuação diária.

7. Chocolate diet, amigo ou vilão? Vejo muitas pessoas que dizem ?Ah, é chocolate diet, então está liberado?. Engana-se quem pensa dessa forma. O chocolate diet foi formulado para diabéticos, que precisam limitar a ingestão de açúcar. Nesse tipo de chocolate, o açúcar foi substituído pelo adoçante, mas para manter a textura e sabor, foram acrescidas gorduras, ou seja, o chocolate diet torna-se tão calórico quanto o chocolate tradicional.

8. O chocolate branco é produzido com manteiga de cacau, sendo a versão mais calórica dos chocolates. Além do mais, é o que apresenta menores quantidades de antioxidantes.

9. Se o seu problema não é com chocolate, mas sim com as famosas Colombas Pascoais, cuidado! Esse bolinho inofensivo é tão calórico quanto o chocolate, por isso, compre uma e divida com toda a família. Uma fatia da colomba de frutas tem aproximadamente 276 calorias e 10 gramas de gordura!

10. Não conseguiu se controlar e exagerou? Nada de aderir a dietas radicais! Retome seu programa alimentar normalmente e pratique atividades físicas para aumentar seu gasto energético e assim, minimizar o estrago.


Publicado em 04/04/2012

Gabriela Mendes Taveiros
Nutricionista Dieta e Saúde
CRN3 32089

Nenhum comentário:

Postar um comentário