15 fevereiro 2012

Obesidade na família


Alimentação


Pequenas atitudes no nosso dia a dia pode ser a prevenção

A obesidade é um problema de saúde pública, presente tanto em países desenvolvidos como em desenvolvimento e o aumento de sua incidência está distribuído em quase todas as raças e sexos, atingindo desde a população adulta até a infantil.

O aumento da ingestão de alimentos ricos em gorduras e açúcares e o estilo de vida mais sedentário, contribuem para a ocorrência da obesidade. Dessa forma, percebemos a importância de uma alimentação balanceada, auxiliando na manutenção do peso, e assim, diminuindo os fatores de risco para determinadas doenças.

A família tem grande influência no desenvolvimento dos hábitos alimentares das crianças, por isso, a necessidade de incentivar práticas saudáveis desde a infância. É comum às crianças terem os pais como modelo, sendo assim, irão seguir as escolhas alimentares das pessoas que as rodeiam, e por esse motivo, os pais devem tomar cuidado para não transmitir uma imagem errada sobre alimentação, por exemplo, dizer que não gosta de determinado alimento.

Além disso, durante as refeições, o ambiente deve ser tranquilo e sem brigas. É uma ótima oportunidade de conversar sobre como foi o dia de cada membro da família, para que possam se conhecer mais.

Crianças que se alimentam sozinhas ficam sem referências de uma alimentação adequada, e ficam mais propicias a comerem em frente à televisão, computador ou videogame, perdendo a noção da quantidade e do que está comendo.

É fundamental incorporar novos hábitos alimentares, tais como, a realização de 5 ou 6 refeições por dia, introdução de frutas, verduras e legumes na alimentação diária, diminuição da frequência e quantidade no consumo de guloseimas (biscoitos recheados, salgadinhos, refrigerantes) e substituir as frituras por preparações assadas, grelhadas ou cozidas.

Porém, as mudanças devem ocorrer gradativamente, no entanto, devem abranger toda a família, pois não adianta fazer comida separada ou comprar alimentos específicos para um membro da família, pois essa atitude tornará mais difícil a adesão. Todos devem aderir à nova alimentação, e assim se beneficiar com as vantagens da alimentação saudável, que acarretará em satisfação com a imagem corporal, melhora na saúde e no desempenho físico!

Gabriela Mendes Taveiros
Nutricionista Dieta e Saúde
CRN3 32089

Nenhum comentário:

Postar um comentário