25 janeiro 2012

Lanches saudáveis II












De acordo com o IBGE, o número de crianças e adolescentes obesos no país já chega a 6 milhões. Esse fato faz com que aumente ainda mais, a preocupação dos pais com a alimentação dos seus filhos.

Na realidade, as guloseimas não precisam ser completamente abolidas, desde que sejam colocados limites. Não se trata de proibir, mas cabe aos pais a convencer seus filhos o que é mais saudável. É possível preparar guloseimas atrativas, substituindo alguns ingredientes da versão tradicional, por outros mais saudáveis! Confira algumas dicas:


Para um sanduíche saboroso e saudável... 

Substitua o pão refinado pela versão integral, rico em fibras que colaboram para a sensação de saciedade e para o bom funcionamento intestinal!

Os queijos amarelos, manteigas e margarinas podem ser substituídos por pastas de soja ou tahine, que são boas fontes de cálcio e livres de colesterol!

Se o seu filho não se atrai por verduras e legumes, rale-os bem fininhos e coloque uma porção dentro do lanchinho. É bem possível que “disfarçados”, eles passem despercebidos. 

Snacks Atrativos e Nutritivos! 

Os salgadinhos tradicionais podem dar lugar à sua versão integral, assada, com redução de sódio e isento de glutamato monossódico.

Os cookies integrais são excelentes substituto aos biscoitos recheados. Contém fibras que diminuem a velocidade de absorção do açúcar e das gorduras.

Se o seu filho não consome frutas com freqüência, apresente-as na forma liofilizada. São docinhas e crocantes, preservam os nutrientes de uma fruta in natura, não contém adição de açúcar, corantes e conservantes, além de serem práticas para transportar!

O chocolate pode sim fazer parte do cardápio, desde que com moderação! Sobretudo se a versão “ao leite” for revezada com o chocolate amargo, com 70% cacau. Este último, além de possuir menor quantidade de açúcar, é rico em antioxidantes que ajudam a cuidar da saúde do coração!

Dica da Nutricionista: prefira as embalagens individuais/pequenas, para evitar os excessos. Se não for possível, porcione os snacks em potinhos pequenos para serem levados na lancheira. Dessa forma, fica mais fácil controlar a quantidade de alimento ingerida pelas crianças!

A Hidratação também é Importante! 

Além de contribuir para várias funções no organismo (regulação da temperatura, transporte de nutrientes, eliminação de toxinas etc.), as fibras presentes nos alimentos integrais só exercem a sua função, se estiverem bem hidratadas!

Evite os refrigerantes, especialmente àqueles à base de cola que, por conter ácido fosfórico sua composição, podem contribuir para a descalcificação óssea e dos dentes, podendo no futuro, predispor ao surgimento de doenças ósseas. Além do excesso de açúcar, que propicia o desenvolvimento de cáries e de doenças como diabetes e obesidade. Em seu lugar, ofereça água, água de coco e sucos naturais. E se a opção for uma bebida industrializada, opte pelos sucos de frutas orgânicos, que são livres de aditivos químicos e conservantes artificiais, uma versão mais saudável da bebida!

Seguindo essas dicas, não será um sacrifício proporcionar uma alimentação saudável às crianças, para que se tornem adultos saudáveis!

Fonte: Mundo Verde

2 comentários:

  1. Olá,boa tarde!

    Obrigada pela visita, que bom que agora posso contar com você também.

    Adorei as dicas aqui do blog e vou ser 20º seguidora tá?

    Menina, a minha filha tem vários coleguinhas obesos e quando vão nos visitar, fico impressionada porque eles estão com o paladar totalmente americanizado"só porcarias.
    parabéns pelo seu desempenho e boa sorte!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Je! Fiquei muito contente em receber a sua visita e ter vc como seguidora. É difícil mesmo controlar a alimentação dos filhos. Até porque as "porcarias" são gostosas, né? Vou te visitar sempre. Bjs!

    ResponderExcluir