28 janeiro 2012

5 alimentos sabotadores de dieta

Conteúdo da GNT

  • 1
    Saladas em restaurantes fast food
    Se você entra em um restaurante cheio de delícias engordativas e se sente uma heroína por almoçar apenas uma saladinha, saiba que sua refeição pode não ser tão light assim.  O endocrinologista Alfredo Cury, do Spa Posse do Corpo, não recomenda adicionar os molhos prontos. “Evite temperar saladas com óleos e maionese. Opte por alho, limão, vinagre, cheiro verde e azeite extra-virgem”. O grande problema é que nestes restaurantes não são encontradas opções menos calóricas do que os tradicionais molhos cremosos. A nutricionista e personal diet Karla Oliveira, da Mova Saúde,  diz que “salada é a melhor opção, mas para quem está fazendo dieta esse é um lugar que deve ser evitado”.
  • 2
    Café
    Uma xícara de café com açúcar contêm cerca de 26 calorias. Parece pouco, mas se você tomar 4 cafezinhos ao longo de uma tarde terá que correr quinze minutos por dia na esteira, somente para queimá-los. Para quem não costuma gostar do sabor dos adoçantes, Karla Oliveira recomenda: “Experimente adoçar o café com sucralose. Derivado da cana, ele tem sabor semelhante ao açúcar, não prejudica a saúde ou a dieta”. A dica também vale para adoçar mate e sucos.
  • 3
    Salada de frutas
    Seu lanche da tarde costuma ser uma saladinha de frutas que você compra na lanchonete? Dependendo das frutas escolhidas para o preparo, a taça pode esconder  mais de 200 calorias. Se for adoçada com açúcar, serão quase 400 calorias – 4 vezes mais do que contém um inocente brigadeiro. Para não sabotar sua dieta, você pode preparar a sua própria salada de frutas e levar para o trabalho. Segundo a personal diet Karla Oliveira, “frutas como banana, uva e manga tem alto teor de frutose. Para preparar uma salada de frutas light, escolha aquelas com alto teor de água, como melão, melancia, carambola e abacaxi, que são menos calóricas”. Se precisar adoçar, a nutricionista recomenda optar por adoçantes à base de sucralose.
  • 4
    Frituras
    As frituras estão por toda parte. Até um franguinho chamado de grelhado pode ter sido preparado com doses consideráveis de óleo. De acordo com o endocrinologista Alfredo Cury, “cada grama de óleo contém 9 calorias. Se for necessário, utilize azeite ou outros óleos vegetais, como soja, milho, girassol ou canola. Mas tenha cautela”. Karla Oliveira recomenda criatividade para fugir das calorias escondidas nas frituras. “Prefira sempre preparações assadas. Tudo que é frito pode ser feito no forno!”, orienta a personal diet.
  • 5
    Doces
    Eles não são totalmente proibidos, mas é preciso ficar atenta à quantidade e qualidade do que é consumido. “Se bater aquela vontade de comer um doce no meio da tarde, opte por gelatina light, frutas secas, frozen yogurt com frutas ou uma barra de cereais que contenha, no máximo, 70 kcal”, orienta Karla Oliveira. Se não resistir ao chocolate, a personal diet sugere optar pela versão com, no mínimo, 70% cacau, que conta com antioxidantes e substâncias que evitam a fadiga crônica, depressão e problemas cardiovasculares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário